Araújo Competição desclassificada pelo Tribunal de Apelação – Esclarecimento

Esclarecimento da desclassificação da Araújo Competição na Primeira Corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade GT4 de Vila Real 2022

Foi com grande estranheza que recebemos de parte do Tribunal de Apelação o acórdão de desclassificação referente à corrida 1 sem termos em qualquer momento sido convocados para expor o nosso caso.

As razões para a desclassificação foram dadas pelo Tribunal de Apelação como sendo que a viatura não estava conforme o BOP por negligência ou dolo.

Não compreendemos a relevância da entidade da aquisição da viatura mencionada pelo TA para todo este processo, limitando-se os documentos submetidos a comprovar que a viatura estava conforme a especificação GT4 sem qualquer modificação.

Após investigação dos dados recolhidos, revela-se que as borboletas abriram durante uma fração de segundo acima do permitido.

Isto foi confirmado pela McLaren, no relatório entretanto disponibilizado ao TA, como acontecendo para refrigerar o motor devido a sobre-aquecimento, sendo do conhecimento geral as altas temperaturas que se faziam sentir neste fim-de-semana, e numa medida destinada a preservar a integridade do motor, e não a incrementar seja de que modo for o desempenho,

A McLaren também confirmou que isto é uma defesa eletrónica automática do motor, em que a equipa não tem qualquer interferência, ou possibilidade de ajuste, e mais, que ao mesmo tempo que esta ocorre, a ignição é atrasada, não resultando portanto, em qualquer vantagem ou incremento de potência, ao contrário do que terá sido afirmado pelo Tribunal de Apelação.

Consta igualmente do relatório enviado pelo diretor técnico da McLaren a respeito deste caso que, não só é impossível entrar na centralina para efetuar qualquer alteração a este parâmetro, como a McLaren não tem conhecimento de que qualquer indivíduo ou equipa o tenha feito e até nem a própria McLaren saberia como efetuar tal alteração, mais comentando, num aparte quase irónico, que se a Araújo Competição o conseguiu fazer, isso constituiria um feito de “hacking” extraordinário.

Aparentemente por lapso da Emotag (SRO), os dados necessários à análise do motor não foram descarregados na véspera da corrida, tendo sido recolhidos às 11 da manhã de domingo, e como consequência, a equipa apenas foi contactada 30 minutos antes da partida com a exigência de uma alteração ao peso do carro pela adição de mais 40 quilos de lastro.

Isto seria impossível, porque como o carro já estava lastrado segundo o BOP com 30 Kgs, não havia os meios para o realizar, além do facto de que, como é óbvio para quem percebe de competição, tal adição implicaria toda a re-afinação da parte de suspensão do carro, impossível a 20 minutos da partida e sem tempo em pista.

A interpretação da Emotag e do TA de que, pelo exposto pela parte técnica da McLaren é possível alterar as especificações do veículo é portanto, errónea e resultará, pensamos nós, ou de um erro de tradução, ou de uma má interpretação do que foi afirmado pelo relatório técnico da McLaren, que nunca afirma tal coisa, dizendo apenas que as equipas se devem certificar de que o veículo está de acordo com o regulamento do campeonato em questão.

A Araújo Competição terminaria lembrando que sempre respeitou o regulamento de todos as provas em que participou em Karting, Todo Terreno e Velocidade, de facto em algumas destas como promotor, ao longo de 40 anos da sua existência.

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