Franciso Carvalho e Nuno Batista em McLaren 570S

Francisco Carvalho e Nuno Batista apostam num McLaren
 

Francisco Carvalho e Nuno Batista é a mais recente dupla a confirmar a sua presença no Campeonato de Portugal de Velocidade by Hankook e no ibérico Supercars Endurance, dividindo um McLaren 570S GT4 inscrito pela Araújo Competição.

Via Race Ready Press Office
 
As competições organizadas pela Race Ready mostram uma vitalidade crescente ao longo do defeso e, depois de inúmeras equipas e pilotos já terem assegurado as respectivas presenças nos certames de velocidade mais importantes da Península Ibérica, foi agora a vez de dois dos nomes mais fortes do automobilismo português a garantirem a sua participação.
 
Francisco Carvalho, natural da cidade da Guarda, é um dos pilotos mais conhecidos do panorama luso, tendo conquistado diversos títulos ao longo da sua carreira, entre os quais de Campeão de Portugal de Velocidade GT4 2012, de GTS 2014 e GT4 Bronze em 2022. Venceu ainda o ceptro da Categoria 4 em 2007, o que faz dele Tetracampeão de Portugal de Velocidade, e o da categoria Bronze das GT4 South European Series 2020.
 
Nuno Batista é outro dos nomes sonantes do automobilismo português, tendo no seu currículo os títulos do Campeonato de Portugal de Velocidade na classe GT 2015, GT Cup 2013 e ainda nos Turismos em 2011, 2010 (Categoria 2) e 2009 (Categoria 3), ou seja, é Pentacampeão de Portugal de Velocidade. O portuense ostenta ainda no seu currículo o ceptro de Campeón de España de GT 2018.
 
Assim sendo, o McLaren 570S GT4 da Araújo Competição carregará nove títulos de Campeão de Portugal de Velocidade, não se esperando, por isso, que o peso o atrase, muito pelo contrário, estando a dupla em questão determinada em lutar pelo triunfo na divisão GT4 Bronze.
 
Francisco Carvalho: “este era o campeonato onde queria estar, depois de ter vencido o título GT4 Bronze do ano passado. É uma competição que tem os carros que, na minha opinião, têm o melhor custo benefícios, os GT4, para além de serem máquinas muito apelativas tanto para nós, pilotos, como para o público.
Tenho de agradecer o apoio dos meus patrocinadores para participar num campeonato que é o mais profissional da Península Ibérica. Vamos trabalhar para lutarmos pela vitória em cada uma das corridas e para voltarmos a conquistar o título GT4 Bronze e acredito que no Nuno tenho um colega de equipa rápido e competitivo para alcançar esses objectivos”.
 
Nuno Batista: “eu e o Francisco Carvalho queríamos repetir a boa experiência que tivemos em 2016, quando lutámos pelo Campeonato Nacional de Velocidade até à última prova. Este ano conseguimos reunir condições para repetir com uma viatura e um preparador à altura das nossas ambições.
Acredito na competência dos promotores e na visibilidade mediática da competição, o que foi determinante para a nossa decisão, dado que só assim poderemos dar retorno aos nossos patrocinadores.
Pretendemos lutar pelo título GT4 Bronze, tendo como outro objectivo tentar ganhar uma ou outra corrida à geral. Acredito que somos uma dupla forte, rápida, homogénea e com bastante experiência. Espero que possamos dar um bom espetáculo e proporcionar boas lutas com os nossos adversários para entretenimento de quem gosta de corridas de automóveis!”
 
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready: “é um prazer receber o Francisco e o Nuno nos nossos campeonatos! O Francisco é o Campeão da divisão GT4 Bronze em título, já o conhecemos bem na nossa organização, sendo sempre um candidato à luta pelas posições cimeiras.
O Nuno tem um currículo igualmente impressionante e é fantástico poder recebê-lo neste novo formato do Campeonato de Portugal de Velocidade by Hankook e no Supercars Endurance.
Com a equipa campeã em título e uma dupla tão premiada, serão um concorrente de peso que contribuirá para muita animação em pista e para dar espetáculo ao público que nos segue nos circuitos e através das transmissões televisivas”.
 
A temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Hankook e do ibérico Supercars Endurance têm o seu início a 6 – 7 de Maio no Autódromo Internacional do Algarve, realizando-se o último evento em Novembro. Todas as provas contarão com transmissão televisiva, pela A Bola TV, assim como nas redes sociais das competições.

Araújo Competição desclassificada pelo Tribunal de Apelação – Esclarecimento

Esclarecimento da desclassificação da Araújo Competição na Primeira Corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade GT4 de Vila Real 2022

Foi com grande estranheza que recebemos de parte do Tribunal de Apelação o acórdão de desclassificação referente à corrida 1 sem termos em qualquer momento sido convocados para expor o nosso caso.

As razões para a desclassificação foram dadas pelo Tribunal de Apelação como sendo que a viatura não estava conforme o BOP por negligência ou dolo.

Não compreendemos a relevância da entidade da aquisição da viatura mencionada pelo TA para todo este processo, limitando-se os documentos submetidos a comprovar que a viatura estava conforme a especificação GT4 sem qualquer modificação.

Após investigação dos dados recolhidos, revela-se que as borboletas abriram durante uma fração de segundo acima do permitido.

Isto foi confirmado pela McLaren, no relatório entretanto disponibilizado ao TA, como acontecendo para refrigerar o motor devido a sobre-aquecimento, sendo do conhecimento geral as altas temperaturas que se faziam sentir neste fim-de-semana, e numa medida destinada a preservar a integridade do motor, e não a incrementar seja de que modo for o desempenho,

A McLaren também confirmou que isto é uma defesa eletrónica automática do motor, em que a equipa não tem qualquer interferência, ou possibilidade de ajuste, e mais, que ao mesmo tempo que esta ocorre, a ignição é atrasada, não resultando portanto, em qualquer vantagem ou incremento de potência, ao contrário do que terá sido afirmado pelo Tribunal de Apelação.

Consta igualmente do relatório enviado pelo diretor técnico da McLaren a respeito deste caso que, não só é impossível entrar na centralina para efetuar qualquer alteração a este parâmetro, como a McLaren não tem conhecimento de que qualquer indivíduo ou equipa o tenha feito e até nem a própria McLaren saberia como efetuar tal alteração, mais comentando, num aparte quase irónico, que se a Araújo Competição o conseguiu fazer, isso constituiria um feito de “hacking” extraordinário.

Aparentemente por lapso da Emotag (SRO), os dados necessários à análise do motor não foram descarregados na véspera da corrida, tendo sido recolhidos às 11 da manhã de domingo, e como consequência, a equipa apenas foi contactada 30 minutos antes da partida com a exigência de uma alteração ao peso do carro pela adição de mais 40 quilos de lastro.

Isto seria impossível, porque como o carro já estava lastrado segundo o BOP com 30 Kgs, não havia os meios para o realizar, além do facto de que, como é óbvio para quem percebe de competição, tal adição implicaria toda a re-afinação da parte de suspensão do carro, impossível a 20 minutos da partida e sem tempo em pista.

A interpretação da Emotag e do TA de que, pelo exposto pela parte técnica da McLaren é possível alterar as especificações do veículo é portanto, errónea e resultará, pensamos nós, ou de um erro de tradução, ou de uma má interpretação do que foi afirmado pelo relatório técnico da McLaren, que nunca afirma tal coisa, dizendo apenas que as equipas se devem certificar de que o veículo está de acordo com o regulamento do campeonato em questão.

A Araújo Competição terminaria lembrando que sempre respeitou o regulamento de todos as provas em que participou em Karting, Todo Terreno e Velocidade, de facto em algumas destas como promotor, ao longo de 40 anos da sua existência.